top of page

Cápsulas do Saber - Projeto de Educação Ambiental

“Devemos pensar nas questões sócio-ambientais e sua relação com a vida no planeta Terra, não se pode pensá-las separadamente, pois, ao se relacionarem, tanto o homem quanto o ecossistema, criam um laço de dependência, tornando-se produto e produtor dessa relação. Assim devemos nos organizar continuamente em busca de um mundo sustentável.”

Considerações

Nosso projeto consiste em levar até a criança e a população em geral, numa linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e  proteger o Meio Ambiente.​



São quatro túneis infláveis, cada um, desenvolve um tema diferente: Poluição, Queimada, Furacão, Desmatamento, Enchentes, Lixo, Sustentabilidade, são alguns dos assuntos discutidos. Procuramos gerar além do conhecimento, uma conscientização entre todos, pois se ninguém tomar uma atitude os problemas serão cada vez maiores.

​

Desejamos mostrar ao público que um “FUTURO MELHOR” para o Planeta, depende de ações conjuntas e levá-lo a uma reflexão de como pode contribuir ao meio em que vive, fazendo a sua parte, além de ser um agente multiplicador desta ideia. 



Foco Principal

Promover mudanças comportamentais através da conscientização dos efeitos nocivos ao ser humano e ao planeta causados pela perda da Biodiversidade e desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade, através de atividades socioambientais, são o foco principal das “Cápsulas do Saber”.



Temas abordados



Exploração dos temas: Sustentabilidade; Perda da Biodiversidade; Lixo Urbano - Reciclagem; Poluição Urbana; Queimadas; Desmatamento; Secas; Enchentes e Furacões - Causas e Conseqüências do Aquecimento Global.



As Cápsulas



Cada Cápsula tem o acompanhamento de um profissional especializado que dará todas as explicações relacionadas a cada tema. Com capacidade máxima: São atendidas em média 80 pessoas a cada 60 minutos. Temos 4 cápsulas que cabem 20 pessoas em cada, a passagem por elas é simultânea, enquanto atendemos 20 pessoas em uma cápsula, após 5 minutos entra mais 20 e assim sucessivamente.



Parte interna das Cápsulas 

Temas padrões



CÁPSULA 1 - POLUIÇÃO URBANA E QUEIMADAS .

Há uma simulação atóxica da poluição urbana, sonorização e calor.  Os visitantes são surpreendidos por chaminés e escapamentos saindo muita fumaça, o que representa a poluição urbana causada pelas fábricas e carros; Barulho de buzinas e carros circulando nas grandes cidades, são complementares aos painéis ilustrativos. O profissional em sua explanação tosse, diz ter falta de ar e tem sujeira na pele e nas roupas, caracterizando o ser humano no meio de poluição e queimadas constantes; Sempre informando a maneira correta que devemos agir.


CÁPSULA 2 – DESMATAMENTO, SECAS e LIXO TÓXICO
O monitor interage com os visitantes, canta e encanta, assim, estimula a preservação da natureza com nossa receita especial. Com uma TV simulando um karaokê, os participantes aprendem com “nossos pingüins” uma musica sobre preservação. Em meio a uma luz especial e calor, muito calor, gerado por aquecedores, os participantes terão a ideia real do que poderá ser o planeta se o homem continuar destruindo as florestas.



CÁPSULA 3 - FURACÕES

Ao contrário da Cápsula anterior, onde os participantes vivenciam calor, agora sentirão outro efeito das alterações climáticas. Contamos com a simulação de ventos, gerados por ventiladores, luz estroboscópica e sonorização, simulando raios e trovoadas. Imagens devastadoras de furacões famosos completam a apresentação.


CÁPSULA 4 – DESCONGELAMENTO DAS GELEIRAS E ENCHENTES 
A Princesa do Gelo explicará uma das mais catastróficas conseqüências do aquecimento global: O descongelamento das calotas polares, promovendo a elevação do nível do mar, causando mudanças radicais no clima da Terra, também é explicado sobre as enchentes e redução das chances de sobrevivências de várias espécies. Ainda abordamos problemas como lixo urbano, transmissão de doenças, surtos e epidemias.


Há lixo no fundo do mar e a simulação de esqueletos de animais, porém, a sensação mais marcante é o cheiro podre de material em decomposição que vem com as enchentes e lixo orgânico..

Após a passagem do público pelos túneis, vivendo o intenso calor, o mau cheiro, ventos e extrema poluição, o visitante sai respirando aliviado... Porém, se nada for feito, daqui a alguns anos poderá ser uma realidade. Desta forma, as pessoas vão embora pensativas e com uma preocupação a mais.





bottom of page